28/10/2011

O que é Fibrocimento ?

Imagem3

Fibrocimento é o nome genérico de um material de construção onde uma pasta de cimento é reforçada por fios ou filamentos, que podem ser de origem natural ou sintética.

O fibrocimento com fios naturais pode empregar a Crisotila, que é uma fibra oriunda dos processos de mineração e britagem das rochas amiantíferas da família das serpentinitas. A Crisotila é uma das mais de 30 diferentes variedades de rochas amiantíferas conhecidas no mundo. Por outro lado, é a única que tem permissão para ser minerada, beneficiada, transportada e transformada em produtos acabados. Todos os demais tipos de fibras amiantíferas são proibidos no Brasil e no mundo.

O fibrocimento reforçado à base de fios sintéticos (CRFS) emprega fios ou filamentos derivados de petróleo e basicamente podem ser de dois tipos, fios de PVA (do inglês Álcool de Polyvinil) e fios de Polipropileno. Apesar de seu uso ter começado há mais de 20 anos na Europa, até hoje esse uso não está absolutamente consagrado. Os produtos obtidos não apresentam as mesmas propriedades de durabilidade e resistência características dos produtos com Crisotila. São produtos ainda em desenvolvimento e que demandam cuidados especiais tanto na fabricação quanto no uso pelo consumidor.

A Eternit se coloca a disposição para tirar novas dúvidas sobre o amianto crisotila. Mais informações também estão disponíveis nos sites http://www.eternit.com.br/,  www.sama.com.br e www.crisotilabrasil.org.br.


Click e compartilhe

Deixe seu recado

Comentários

  1. Srs., foi mencionado no texto acima – sobre a sbstituição da crisotila por fios de pva ou sintéticos, alterando as propriedades do produto final. Gostaria de saber sobre a garantia desses novos produtos, pois temos que dar garantia de 5 anos a cada telhado novo.
    Obrigado, conto com a sua colaboração
    Saudações
    Engº Ronald Maceira
    Mac Land Engenharia e Comércio Ltda

  2. Olá gostaria muito de saber a durabilidade dessa telha.pq geralmente as de amianto duram muitos e muitos anos,realmente ela é resistente a altas temperaturas pq o sol do Brasil é escaldante.e gostaria de saber tbm o valor se possível.desde já agradeço ATT Debora.

  3. agradeço pela informaçao e gostaria de saber mais sobre o assunto sobre as placas de fibrocimento usadas atualmente na europa

  4. interessante esse material,é como se tivesse fibras dentro dele. nós vemos muito isso nas empresas’

  5. é possível reciclar esse material?

  6. Tenho uma parte da parede de dentro da casa revestida com uma placa de fibrocimento.
    A questão que tenho é como posso saber se a referida placa tem amianto?