14/11/2013

Suspensão dos efeitos da decisão da 9ª Vara do Trabalho de São Paulo sobre a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho

Em 29 de agosto de 2013 a Eternit divulgou Comunicado ao Mercado informando que o Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou ação civil pública contra a Companhia, nº 0002106-72-2013.5.02.0009, em curso perante a 9ª Vara do Trabalho de São Paulo. Nesta ação existem distintos pedidos, entre os quais o de condenação da empresa ao pagamento de R$ 1 bilhão a título de danos morais coletivos a ser depositado no Fundo de Amparo do Trabalhador.

A Companhia informou ainda, no mesmo comunicado ao mercado, que foi deferida em parte tutela antecipada para obrigar a Eternit a custear plano de saúde a ex-empregados da fábrica de Osasco, dentre uma lista de 297 ex-empregados indicados pelo MPT, observadas algumas condições.

A Companhia impetrou mandado de segurança contra essa decisão e em 12 de novembro de 2013, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, avaliou e acolheu o pedido da Companhia para deferir liminar e suspender os efeitos da decisão da 9ª Vara do Trabalho de São Paulo.

Com 73 anos de atividade no país, a Companhia reforça o estrito cumprimento das normas e procedimentos de segurança estabelecidos na Lei Federal nº 9.055/95 e no Decreto que a regulamentou e recomendados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em sua Convenção nº 162. Essa realidade é traduzida em um ambiente propício ao exercício de trabalho saudável e isento de riscos, que preserva a saúde dos colaboradores, como também já reconheceram diversas decisões judiciais.

 


Click e compartilhe


22/06/2012

OMS diz que motores de diesel são cancerígenos

diesel

Os gases de combustão dos motores a diesel passaram a fazer parte da lista dos elementos considerados cancerígenos para o homem pelo Centro Internacional de Pesquisa do Câncer (CIPC), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desde 1988, o CIPC classificava as emissões dos motores a diesel como gases provavelmente cancerígenos para o homem (grupo 2A). Desta vez, baseada em evidências recentes, a entidade decidiu mudar a classificação da substância para o grupo 1 (gases cancerígenos para o homem).

Essa é uma classificação de substâncias feita regularmente pela OMS. Antes, o diesel estava numa classe de substâncias sobre as quais havia a suspeita de relação com o câncer. Agora, existem evidências científicas de sua relação com alguns tipos de câncer – ele passa a figurar na mesma lista que o cigarro. Os estudos mais importantes ligam o diesel ao câncer de pulmão e ao de bexiga. Também existem trabalhos menores que mostram uma relação com o câncer de intestino. Diz Luiz Fernando Ferraz da Silva, Professor do Departamento de Patologia e pesquisador do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em depoimento para o site da Revista Veja.

Será que vão querer banir o diesel também?


Click e compartilhe


08/09/2011

Quais são as vantagens de usar telhas de fibrocimento?

CASA TROPICAL FINAL

Quando o assunto é cobertura, o que não faltam são dúvidas. Um bom projeto de telhado deve ser construído com telhas de qualidade e possuir resistência suficiente para prevenir complicações, proporcionar conforto e prolongar o período de manutenção. A garantia de uma boa cobertura começa na escolha de qual telha será utilizada na obra.

A cobertura é a parte mais visível do telhado e também a que mais sofre com as mudanças climáticas. Assim, de uma maneira geral, elas não possuem muita resistência térmica, entretanto, o fibrocimento é um excelente isolante térmico, proporcionando um conforto agradável no período de inverno, por exemplo.

As telhas de fibrocimento caracterizam-se por sua leveza e facilidade de colocação. São utilizadas em obras residenciais, comerciais e industriais, e apresentam-se em diferentes modelos que facilitam a adequação ao seu projeto.

Além de serem rápidas de instalar, as telhas de fibrocimento proporcionam maior economia em relação às peças cerâmicas, pois seu comprimento gera redução, tanto no madeiramento quanto na quantidade de peças a serem utilizadas.

Com todas as vantagens da telha de fibrocimento, o ideal é adequar a cobertura de uma maneira que tenha a ver com você. Afinal, você terá que conviver e contar com sua qualidade por um bom período de sua vida.


Click e compartilhe