14/11/2012

Como limpar o telhado?

Com o passar dos anos, inúmeras casas ficam com o aspecto envelhecido e a sujeira que o telhado pode acumular é um dos motivos desta aparência. Alguns proprietários acreditam que a única solução é trocar o material, mas investir numa boa limpeza faz toda a diferença.

Dar vida nova a casa é um dos principais objetivos da limpeza dos telhados. A verdade é que com o tempo sua cobertura acumula pó, o que ocasiona o aparecimento de musgos e fungos, mas não é necessário trocar as telhas, uma boa lavagem deixa o telhado limpo e bonito novamente.

A limpeza deve ser com água corrente ou jateamento de água com baixa pressão, juntamente de uma esponja ou pano macio. Atenção nunca use escova de aço, pois este material pode danificar a superfície da telha. Para intensificar a higienização da cobertura, pode-se utilizar a aplicação de água sanitária, na proporção 2% do volume de água a ser utilizado.

Sempre use tábuas apoiadas sobre as terças para não pisar diretamente sobre as telhas. Se o telhado for muito inclinado, amarre tábuas para evitar deslizamento e pregue pequenos sarrafos a cada40 cmpara servirem como degraus de escada. O tempo para finalizar o trabalho depende do tamanho do telhado e da quantidade de sujeira.

É indicado que entre em contato com um profissional especializado neste serviço. Não se esqueça de que, para evitar acidentes, é extremamente importante o uso de equipamento de segurança como cintos e cordas.


Click e compartilhe


26/01/2012

Cobertura Termoacústica

Telha Sanduiche Alta

Telha Sanduíche

A Eternit possui em seu portfólio dois modelos de telhas para cobertura termoacústica, a telha Sanduíche, composta de duas telhas metálicas com miolo em EPS (Poliestireno Expandido), ampla opção de cores e disponibilizada em formato ondulado e trapézoidal, e a telha forro , composta por uma  telha trapezoidal com 40mm de altura, sobreposta por um miolo de PU (Poliuretano), com acabamento inferior de película de PVC texturizada na cor branca, isentando a necessidade de forro complementar.

A acústica da construção se dá por meio da aplicação de forros específicos para cada necessidade, exceto na telha metálica, quando em muitos casos, a incidência de chuva sobre a telha provoca ruídos inconvenientes para ambientes de longa permanência.

No caso de Isolamento Térmico, a Eternit trabalha com a manta de Subcobertura FreshFoil (manta de alumínio), que impede a entrada de calor no verão e minimiza a saída no inverno, proporcionando maior conforto térmico e economia de energia com ar condicionado, além ter mais garantia contra vazamentos, mesmo com chuvas de vento.

A garantia e longevidade da cobertura se dá pela disciplina na sua instalação. Deve ser seguido fielmente as recomendações do fabricante no que se referem à: Inclinação Mínima, Vãos Máximos entre apoios, manuseio e armazenamento correto e quantidade de fixações de acordo com cada necessidade.

Lembrando que é sempre importante a contratação de uma mão de obra qualificada.


Click e compartilhe


24/11/2011

Luz natural dentro de casa

Bih cristal

Se você está procurando maneiras de conseguir uma iluminação natural em determinados ambientes e economizar energia elétrica, a Telha Big Cristal e a  Telha Coppo Veneto Cristal são ótimas soluções.

Fabricadas com acrílico de alta resistência, o que garante a qualidade e durabilidade do produto, as telhas translúcidas da Eternit deixam sua obra muito mais bonita e moderna, além de contribuir com o meio ambiente por meio de uma construção ecológica.

Este tipo de cobertura proporciona diversos benefícios a sua construção como:

* Iluminação natural dentro de casa;

* Claridade natural na laje e na região da caixa d’água;

* Evita insetos, cupins e morcegos no telhado;

* Luz na varanda, churrasqueira e lavanderia.


Click e compartilhe


18/11/2011

Características básicas da Telha Ondulada

CASA_ONDULADA_FINAL

A telha Ondulada é um produto Eternit de grande versatilidade para coberturas e fechamentos laterais em obras de qualquer porte.

Vence grandes áreas de telhado com rapidez de montagem e fixação, exigindo, ainda, estrutura de apoio simplificada. É econômica, resistente e durável, oferecendo uma variada gama de peças complementares que preenchem as exigências de arquitetos, projetistas e construtores.

Até chegarem às suas mãos, as telhas Eternit passam por um rigoroso controle de qualidade, no qual são testadas e aprovadas.

A telha de fibrocimento Ondulada adapta-se perfeitamente a todos os tipos de cobertura, oferecendo um resultado sempre harmonioso. Com uma gama variada de peças complementares, pode ser usada em diversas situações, reduzindo o custo da construção.

Este produto atende a Norma Brasileira ABNT NBR 15210.

Fixação

A fixação da telha pode ser realizada com parafusos ou ganchos com rosca e vedação com arruelas, e buchas na 2ª e na 5ª onda.

Aplicação

A telha Ondulada pode ser empregada tanto em coberturas como em fechamentos laterais. Considera-se fechamento lateral a telha Ondulada colocada com inclinação acima de 75°.


Click e compartilhe


21/09/2011

Inclinação ideal para um telhado perfeito

O telhado de uma obra tem a função de desviar a água da chuva e proteger o local dos raios solares, proporcionando conforto térmico adequado no interior da edificação. As telhas são apoiadas sobre uma estrutura inclinada, e além de fazer parte do planejamento da obra, atualmente, também possui o papel estético, auxiliando na decoração externa.

Para a instalação de uma cobertura perfeita, a inclinação das telhas, etapa que deve ser defina na planta baixa da construção, é necessário entender as exigências do modelo adotado, do tipo de telha e quais as condições ambientas do local onde será construída. Este é um assunto de extrema importância para se evitar problemas futuros e garantir a qualidade do material aplicado.

Quando uma cobertura possui uma inclinação incorreta para o tipo da obra, os principais problemas são:

 * Acúmulo excessivo de água da chuva sobre o telhado;

 * Infiltração ao longo da peça;

 * Vazamento;

 * Desconforto térmico;

*  Desgaste do material utilizado.

A inclinação mínima para a construção de um telhado depende de vários fatores. Para começar, é preciso escolher qual o tipo de telha que será utilizada, pois cada modelo exige uma inclinação específica. Em seguida é necessário analisar a existência de recobrimentos longitudinais, existência ou não de beiral, e analisar quais peças complementares que vão ser utilizadas.  Outro fator determinante sobre a inclinação é verificar a altura da caixa d’água e o tipo de “caimento” que a telha oferece.

Os telhados de maior inclinação são ideais para regiões que nevam, por isso, no Brasil, é mais comum a utilização de telhados com menores inclinações.

A inclinação ideal do telhado é especificada pelo fabricante da telha e pode ter uma grande variação de uma marca para outra. No caso das telhas Eternit, segue a tabela de especificações técnicas para a instalação do telhado:

 

 


Click e compartilhe