15/07/2011

Construção civil à procura de mão de obra qualificada

Apesar da importante queda brasileira em relação ao índice de desemprego, o setor de construção civil passa por uma fase crítica com relação a falta de mão de obra qualificada.

Considerado o segmento que mais cresce com relação aos demais setores – por conta de créditos imobiliários disponíveis por bancos, financiamentos, projetos do governo como Minha casa, minha vida, entre outros – o destaque na construção civil é a remuneração, que tem superado muitas atividades comerciais e industriais, segundo DIEESE (departamento intersindical de estatísticas e estudos socioeconômicos).

Porém, nem mesmo esses fatores positivos estão animando os jovens a seguirem a profissão. Trabalhadores experientes estão se aposentando, o que tem causado “apagão” no setor. Um caso muito evidente é o de mestre de obras (profissional qualificado para comandar o andamento da obra e que possui anos de experiência).

O problema é que muitos ainda têm uma imagem um tanto quanto ultrapassada ao estilo de trabalho na construção civil e desconhecem os processos de modernidade que a profissão passou, sem contar o manual de segurança, em que as empresas são obrigadas a garantir e seguir aos seus funcionários.

Escolas profissionalizantes oferecem cursos bastante completos para os interessados em trabalhar na área de construção como pedreiro, auxiliar de obras, edificações, entre outros, com preços acessíveis.  Além das prefeituras, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) possui uma grade extensa de cursos por todo o Brasil.

Confira aqui a relação.


Click e compartilhe

Deixe seu recado

Comentários

  1. Este é um dos problemas de hoje, especialmente no sector da construção civil. Se você quiser ler mais sobre esse assunto eu recomendo que você leia o seguinte artigo: http://euquerotrabalho.com/falta-mao-de-obra-qualificada-para-construcao-civil-no-brasil.html
    Abraços!

  2. EU,ANTONIO VALTER CORDOSO.
    SOU,MESTRE DE OBRA NA ESPERIENCIA DO TRABALHO:
    COMO NO CURSO PROFICIONA-LISANTE.
    PROCURO AS DUAS COISAS,COLIFICAÇÃOS E CONTRATAÇÃO:
    POIS TENHO UMA EMPLEITERA E OS DOIS PROBLEMAS.
    MESMO A SIM PROCURO UMA COLOCAÇÃO NA AREA CIVIL.
    OBRIGADO

  3. Meo nome è Diego sou mestre dobras Italiano cm mais de 20 anos de actividade por causa da crise aqui na europa
    estou procurando emprego cm schef de Time para trabalhar no brasil cm preferencia no estado da bahia falo portugues medio, tenho esperienca em todos tipo de construcao civil e reformas de imovel…..obrigado a tds

  4. Trabalho com itermediacao de mao de obras como pedreiro ajudante jeral pitor eletrisista atuo tmbm como empleiteiro